O momento de tomar café, por si só, já é um ritual especial. O aroma lembra cheiro de cozinha de vó, traz aconchego, esquenta e dá energia. Antes de mais nada, queremos deixar claro que para nós não existe regras para aproveitar um bom café, cada um tem seu jeitinho de preparo. Mas, atualmente estamos em um momento de forte crescimento do mercado e do consumo de cafés de alta qualidade, e esse post é para explicar o que faz um café ser especial. Quais as diferenças do café considerado especial para o café que sempre compramos no mercado?

o-que-faz-um-café-ser-especial

CAFÉ TRADICIONAL 

O Café Tradicional, além de ser mais em conta, é aquele onde é usado o grão denominado Robusta. Como o próprio nome diz, é um grão mais robusto, com maior facilidade de plantio e não precisa de tantos cuidados. A Associação Brasileira de Indústrias de Café (ABIC) tem uma escala de classificação de 0 a 10, onde o café considerado tradicional deve estar entre as pontuações de 4,5 e 6. A Categoria de Cafés Tradicionais tem as variações:  Extra forte, Tradicional e Forte, cujas diferenças são determinadas de acordo com o perfil de torra em que são preparados. Quanto mais torrado, mais forte.

CAFÉ ESPECIAL

Para um café ser especial a primeira coisa é ser plantado com o grão denominado Arábica. Esse grão tem uma qualidade superior de sabor e consequentemente os cuidados devem ser maiores. Do plantio até chegar em nossa caneca são usadas diversas técnicas de colheita, torrefação, por exemplo. Envolve muitos profissionais e por isso o café é um pouco mais caro. Outro fator para um café ser classificado como especial é a região de origem, porque alguns atributos de qualidade do café têm forte relação com a região onde a planta é cultivada.

Aqui na Uma Loja de Caneca nós buscamos tomar o café especial por alguns motivos:

o-que-faz-um-café-ser-especial.3

Não precisa colocar açúcar: acredite se quiser, é possível tomar café, não colocar açúcar e abrir um sorriso após um gole, basta o café ser de qualidade, ou seja, especial. Alguns aqui nunca imaginavam que conseguiriam, mas não teve erro, foi só dar o primeiro gole.

Café Especial não dá azia: O açúcar é um dos grandes responsáveis pela azia pós-café, sem precisar dele, a azia nem aparece.

Sabemos Realmente o que Tomamos: Ao comprar um café especial nós temos a certeza  que iremos tomar 100% café, não tem mistura ou qualquer sujeira – possível de encontrar nos cafés tradicionais, principalmente no café Extra Forte, pois torram tanto, que chegar ser impossível distinguir o que é café e o que é pedrinha rsrsrsrs.

Ajudamos Pequenos Produtores: O legal do mundo dos cafés especiais é a grande quantidade de pequenos produtores que de fato preocupam-se em oferecer o melhor grão para os consumidores.

Sabor Incomparável: Gosto é gosto, mas um café especial tem mais aroma, é mais doce, e justamente por isso, não precisa de açúcar.

Pelo que deu para perceber nós amamos os cafés especiais, porém mais uma vez reforçamos que o que faz um café ser especial, para você, é algo seu, somente seu. Falando no aspecto da qualidade do grão, o que faz um café ser especial são os pontos abordados acima. Experimente tanto o café tradicional quanto os cafés especiais, mas fato é: ao entrar no universo dos cafés especiais não há mais retorno.

Aproveite e aprecie nossa coleção de canecas para os apaixonados por café!

o-que-faz-um-café-ser-especial.2

Antes de terminar, já que chegou até aqui, nos conte:

Como o café está inserido em sua vida?