Nesse post vamos contar muitas histórias! Com muita honra e felicidade, a Uma Loja de Caneca agora é parceira da Endeleza – organização sem fins lucrativos que atua em Buuri, distrito no interior do Quênia. Nós conhecemos o trabalho da Endeleza através de um convite feito por eles.  Ser a marca para produzir as Canecas Endeleza – “Coleção Uma Caneca, Uma História”. Detalhe: todas as artes seriam criadas por 3 crianças do projeto: o Zachary, a Elavin e a Petra.

Mas antes de explicar tudo, alguns nomes em Swahili, a língua local, importantes de saber os significados:

Endeleza – Prosperidade | Rafiki – Amigo | Madadiliko – Transformação | Ujana – Juventude

Bom, para quem ainda não conhece, o foco principal da Endeleza é promover o desenvolvimento humano e formar cidadãos para criar soluções sustentáveis para o desenvolvimento de sua comunidade através da educação, do empoderamento e da sustentabilidade.

Bruna Fretzen e Zé Seleme - Vice-Presidente e Presidente da Endeleza

Bruna Fritzen e Zé Seleme – Vice-Presidente e Presidente da Endeleza

A ONG, com base em Curitiba, foi criada em 2012 por um grupo de jovens universitários após a experiência vivida por um dos seus fundadores, o Zé Seleme, atual presidente da Endeleza. Ele fez um trabalho voluntário por 2 meses na comunidade de Kaithé e presenciou a falta de estruturas básicas para a população.

Mesmo com inúmeros desafios, a hospitalidade com ele foi imensa. “Além de todo choque com os problemas da comunidade, algo que me deixou, e ainda me deixa impressionado foi que,mesmo sofrendo com saneamento básico, educação precária, fome, falta de água, doenças gravíssimas como AIDS e malária, eles não perdiam o otimismo. Sempre que vou lá vejo muitos sorrisos. Eles vivem muito mais o momento presente do que nós”, explica Seleme.

Já para a Bruna Fritzen, co-fundadora e vice-presidente, a falta de cuidado com a higiene pessoal das meninas foi um baque. “Para nós mulheres, é complicado ver meninas que nunca tiveram acesso aos conhecimentos básicos de higiene. Isso foi o meu primeiro choque”, comenta Bruna.

A Endeleza tem um conceito que pode ser contraditório, mas que deve ser exaltado. “O objetivo do nosso trabalho de empoderamento, principalmente com crianças e jovens, é chegar ao ponto de não precisar existir mais. Não somos assistencialistas. Todas as decisões são em conjunto com os colaboradores. Aprendemos na prática o que dá certo e o que dá errado e evoluimos juntos. Existem inúmeras ideias, porém nossas culturas são diferentes. Só escutando a comunidade para ter mudanças efetivas e foi isso que garantiu a real confiança conosco”, comenta Seleme.

89 FAMÍLIAS, 249 ALUNOS + DE 500 PESSOAS ATENDIDAS! 

Atualmente a Endeleza tem 3 projetos:

ESCOLA PRIMÁRIA SUSTENTÁVEL – desenvolvido na Escola Primária Mugae.

MADADILIKO –  desenvolvido no Centro de Desenvolvimento Endeleza – CDE.

UJANA  – desenvolvido nas escolas secundárias Kisima, Ruiri e Kiirua Secondary Schools.

Confira todas as ações aqui. 

As Canecas Endeleza – “Coleção Uma Caneca, Uma História” têm como objetivo ser mais uma fonte de renda para ajudar a manter todas as ações da Endeleza funcionando. Comprando uma caneca da coleção você contribui diretamente para os projetos! Cada caneca vendida garante um mês de alimentação completa para um dos alunos atendidos pela organização. Sim, ao adquirir uma linda caneca para sua coleção você garante um mês de café da manhã e almoço para um aluno em situação de vulnerabilidade.

MODELOS DA COLEÇÃO CANECAS ENDELEZA – UMA CANECA, UMA HISTÓRIA:

CANECA SIMBA POR PETRA KAWIRA

Caneca Simba, desenhada por Petra Kawira, criança que faz parte da Ong Endeleza | Canecas Endeleza - Coleção Uma Caneca Uma História. Uma parceria da Uma Loja de Caneca com a Endeleza.

“Meu nome é Petra Kawira. Eu tenho 9 anos de idade e estou na quinta série. Sou a segunda filha e tenho apenas um irmão e minha mãe. Eu moro em Tutua. Eu gosto de ler e no futuro gostaria de ser uma cirurgiã!”

CANECA TEMBO POR ZACHARY GIKUNDI

Caneca Tembo, desenhada por Zachary Gikundi., criança que faz parte da Ong Endeleza | Canecas Endeleza - Coleção Uma Caneca Uma História. Uma parceria da Uma Loja de Caneca com a Endeleza.

“Meu nome é Zachary Gikundi. Eu tenho 14 anos e estou na sétima série. Sou o segundo filho em uma família de três. Nós moramos com nosso pai no vilarejo de Kaithé. Eu gosto de jogar futebol e de ler. Quando crescer eu gostaria de ser um médico!”

CANECA TWIGA POR ELAVIN WANJA

Caneca Twiga, desenhada por Elavin Wanja, criança que faz parte da Ong Endeleza | Canecas Endeleza - Coleção Uma Caneca Uma História. Uma parceria da Uma Loja de Caneca com a Endeleza.

“Meu nome é Elavin Wanja, eu tenho 8 anos de idade e estou na segunda série na escola primária de Tutua. Eu moro em Kaithé com minha mãe, meu pai e meus irmãos e irmãs. Eu tenho 4 irmãs e 2 irmãos. Minha mãe é uma dona de casa e cuida de nós, e meu pai cuida da nossa terra. Meus irmãos e eu frequentamos a escola de segunda à sexta. Aos sábados meu irmão e eu frequentamos o Centro Endeleza. Aos domingos de manhã todos nós vamos à igreja. No meu tempo livre eu gosto de ler e brincar. Quando eu crescer quero ser uma pilota, pois gostaria de poder voar. Eu também gostaria de ser uma professora, pois gosto de ensinar.”

APOIE E AJUDE A ENDELEZA A CONTINUAR O TRABALHO COM A PETRA, O ZACHARY, A ELAVIN E + DE 500 PESSOAS!

uma-caneca-uma-historia

As Canecas Endeleza – “Coleção Uma Caneca Uma História são vendidas na Loja Online da Uma Loja de Caneca, ao valor de R$ 40,00. Todo lucro é revertido para a Endeleza continuar suas ações. Torne-se agora mesmo um Rafiki, um amigo da Endeleza! 

Para acompanhar o trabalho da Endeleza, acesso o site oficial, o Facebook e o Instagram. Você também pode entrar em contato através do e-mail contato@endeleza.org.